Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SPAGHETTI ALLA CARBONARA - FILMADO

Olá Pessoal!

A filmagem já pode ser vista:  http://vimeo.com/29580897
No próximo episódio da cozinha rústica, vamos fazer uma viagem para a gastronomia italiana. A receita escolhida é um clássico, não só regional e sim conhecido pelo mundo a fora. 
O spaghetti a carbonara é uma daquelas receitas que existem em várias versões, onde não existe um criador original. Vamos começar contando um pouco da história..... 
Carbonara ou spaghetti alla carbonara é uma receita tradicional de massa. O seu nome é derivado da palavra italiana carbone, que significa carvão. Acredita-se que tenha sido uma receita apreciada pelos preparadores de carvão vegetal dos montes apeninos, na região italiana da Úmbria. Outras teorias apontam, por outro lado, que o nome se deve apenas à cor escura da pimenta preta recém moída, que usada na sua preparação.
A receita original de Roma é preparada com ovos, queijo parmesão, queijo pecorino romano, toucinho, pimenta preta e banha, azeite ou manteiga. O creme de leite  não é um ingrediente da receita original e não é normalmente utilizado com massa na Itália. O toucinho mais utilizado é o denominado guanciale, preparado com bochechas de porco. Pode, contudo, ser substituído por outros toucinhos. O resultado final da receita original não é uma massa com um molho abundante: os ovos e o queijo aderem aos fios de massa, formando uma espécie de capa, com pedaços de toucinho espalhados.
Existe também uma receita anglo-americana conhecida apenas por carbonara, confeccionada com natas, ovos, queijo parmesão (e por vezes com queijo pecorino romano) e toucinho pancetta(ou outro). Por vezes, são também adicionadas ervilhas para que o prato fique com mais cor. Esta receita fica normalmente com mais molho que a versão italiana.
Em ambas as versões da receita, os ovos são adicionados crus ao molho e acabam por cozer apenas com o calor da massa.
A versão anglo-americana é, por vezes, servida também com cogumelos




Receita

Igredientes:

300 g de spaghetti
3 ovos
300 g de bacon em cubos
2 cebolas em cubos 
2 dentes de alho
100 g de queijo pecorino ou parmesão ralado
Sal
Pimenta do reino
 

Modo de preparo


Cozinhe o spaghetti em 3 litros de àgua. Em uma frigideira, frite o bacon e quando estiver ao ponto, adicione o alho picado e a cebola e deixe dourar. Em uma vasilha, adicione o ovo inteiro, o sal, a pimenta-do-reino e bata com o auxílio de um garfo. Adicione o queijo ralado nessa mistura e mexa bem.
Escorra a massa, junte o bacon picado frito com o alho e cebola e em seguida com a massa ainda quente, adicione a mistura de ovos à massa (fora do fogo) e mexa rapidamente para não talhar.
Não deixe de deixar seu comentário aqui no Blog!





Nenhum comentário:

Postar um comentário