Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de junho de 2011

A HISTÓRIA DO BRUSCHETTA (com receita)


A bruschetta surgiu no período da Antigüidade, entre os trabalhadores rurais italianos, que inventaram a fórmula para aproveitar as sobras dos pães do dia anterior. E a receita deu tão certo que passou a ser apreciada em todo o território, em diversas formas.

A bruschetta pode substituir de forma muito agradável as pizzas. O antepasto à base de pão tostado, assim como a pizza, pode ser preparado com as mais variadas combinações e é também um ótimo acompanhamento para as reuniões à mesa.

Já a pizza, que chegou ao Brasil na bagagem dos imigrantes italianos por volta do século XX, ao contrário do que muitos pensam, é uma invenção dos egípcios, os verdadeiros criadores da massa à base de farinha.

A palavra bruschetta deriva de “bruscato” que em italiano significa tostado ou torrado e tem origem nas regiões do Lazio e de Abruzzo. Na região de Toscana o antepasto é chamado “fetunta”, de “fetta unta”, que na Itália quer dizer fatia untada.

A clássica bruschetta é feita com uma fatia de pão italiano rústico, de farinha escura e grossa, de casca dura, tostada na grelha, esfregada com alho, untada com abundante azeite e polvilhada com sal e eventualmente com pimenta-do-reino.

Há, porém, incontáveis variações para se preparar uma boa bruschetta. Na Toscana, o pão local, feito sem sal é guarnecido com "fagioli al fiasco", ou seja, feijão branco cozido com ervas e alho ou então, com "cavolo nero", couve picado bem fininho e aferventado em água e sal.

Como os pães italianos são diversificados, variando de região para região, a bruschetta possui sabor e aparência com características distintamente regionais. Na Puglia e na Campania, por exemplo, é feita com um pão crocante, chamado "frisella" ou "frisedda". Na Calábria, Sicília e Basilicata, a bruschetta é feita com um pão comprido de semolina e sementes de gergelim, guarnecido com tomates, azeite e orégano.

  Fonte: www.riototal.com.br

Receita :

Ingredientes
4 fatias de pão italiano
4 dentes de alho inteiros
4 tomates grandes
8 colheres de azeite
Meio maço de manjericão
Orégano, sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo


Coloque fatias de pão italiano para grelhar, de ambos
os lados, esfregue um dente de alho em um lado de cada
fatia de pão. Reserve. Junte em uma vasilha os tomates
picados, 8 colheres de azeite, o manjericão, sal e
pimenta-do-reino e espalhe sobre as fatias de pão e
salpique orégano por cima.

Um comentário: