Total de visualizações de página

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cozinha rústica de Fred Dieckmann - Strogonoff

Como grande apreciador desta receita mundialmente famosa, fiz um episódio onde alem de ensinar a receita , conto um pouco da história Abaixo vou colocar o que foi pesquisado e depois a receita  original.



http://vimeo.com/25639201
História


O Strogonoff é um prato de origem russa; na verdade, chamava-se Strogonov. Tudo começou no século XVI por meio da alimentação dos soldados russos, os quais comiam rações de carne cortadas em barris com sal grosso e aguardente para preservar o alimento.
Por meio de um cozinheiro do Czar russo Pedro, o Grande, a comida foi melhorada e refinada. O general que protegia o cozinheiro se chamava Strogonov; daí surgiu a idéia de dar tal nome ao prato. Posteriormente, com a Revolução de 1917 e a imigração dos russos para a Europa, a receita chegou à França, onde foi refinada mais ainda, chegando à forma que conhecemos atualmente. O sucesso do Strogonoff é tão grandeque ele é atualmente um dos dez pratos mais vendidos no mundo.

Receita

Strogonoff de filé
Ingredientes
1 kg de filé mignon
1 cebolas médias picadinhas
250 ml de creme de leite fresco
300 g de champignons frescos
100 ml de conhaque
100 g de manteiga
Sal
Pimenta do reino

Azeite para dourar a cebola

Modo de preparo

Cortar o filé em tiras finas no sentido das fibras. . Esquentar o azeite e, em seguida, refogar a cebola até que fique dourada (use uma panela ou frigideira largas para que possa caber toda a carne, sem amontoá-la). Com o fogo alto, adicionar a carne até ficar marrom.Flambar com o conhaque. Temperar com o sal e a pimenta . Acrescentar o molho inglês, os champignons e deixar cozinhar um pouco.  Adicionar o creme de leite, deixar engrossar e servir.
Obs: caso faça muito caldo, vai um truque eficiente para engrossar: adicione no  strogonoff  uma colher se sobremesa de maizena diluído em água.

2 comentários: