Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Couscuz marroquino com legumes e camarões - Para os dias quentes - Filmado!

Com a mudança de clima e o aumento da temperatura, é preciso tomar alguns cuidados com a saúde. Um deles inclui a alimentação, que deve ser leve e saudável para manter o corpo disposto durante o dia. Em dias quentes, devemos estar mais atentos quanto à nossa alimentação, porque ocorre maior perda de líquidos e minerais, por causa do aumento da temperatura do nosso corpo e do suor.
Devemos consumir uma dieta nutricionalmente adequada, contendo alimentos leves, que nos traga bem-estar e que nos mantenha saudáveis e bem dispostos no nosso dia-a-dia. Nem é preciso recomendar o consumo de líquidos, pelo menos dois litros de água ao dia, pois o corpo já pede.
Durante esse calor é indispensável incluir no cardápio alimentar água, frutas, verduras, legumes e cereais. É importante evitar: doces, massas, frituras, fast-food  (ricos em gordura hidrogenada) e o excesso de bebidas alcoólicas. As frutas evitam a desidratação.

Uma sugestão para os próximos meses pode ser saborosa, leve e fácil de fazer, como:

Couscuz marroquino com legumes e camarões:




Segue o video abaixo

http://vimeo.com/30484960

INGREDIENTES

300 gramas de cuscuz marroquino (sêmola de grão duro)
300 ml de caldo de legumes quente
½  limão expremido
2 colheres de sopa da manteiga
1/2 cebola picada em cubinhos pequenos
1 dente de alho bem picado
2 cenouras picadas em cubinhos pequenos
1 berinjela picada em cubinhos pequenos (use a casca e descarte a parte interna da polpa com sementes)
2 abobrinhas picadas em cubinhos pequenos (use a casca e descarte a parte interna da polpa com sementes)
1 pimenta dedo-de-moça picada em cubinhos pequenos
250 gramas de camarões
1 colher de sopa de curry
1 pepino picado em cubinhos bem pequenos
1/2 maço de coentro picado
1 pires de amendoas picadas
1 pires de passas brancas
sal a gosto
azeite a gosto




MODO DE FAZER


Aqueça o caldo de legumes e misture ao cuscuz marroquino para hidratar. Mexa bem com um garfo para deixar soltinho e não formar grumos. Reserve.
Aqueça uma panela com água e deixe ferver. Quando começar a ferver, coloque os camarões. Deixe ficar por 2 minutos, retire da água e reserve.
Leve uma frigideira grande ao fogo, coloque a manteiga e o azeite e deixe derreter. Acrescente a cebola e o alho e deixe murchar. Coloque então as amendoas e  a cenoura e deixe por uns 3 a 4 minutos.
Acrescente a berinjela, a abobrinha e a pimenta. Deixe refogar por alguns minutos até que fiquem cozidos, mas não molengas. Coloque os camarões, tempere com sal e com o curry, misture bem. Deixe mais uns 2 minutos e desligue o fogo.
Misture o refogado de legumes e camarão com o cuscuz, acrescente as passas, o limão, o coentro e o pepino. Acerte o sal e regue com um fio de azeite.
É só servir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário