Olá pessoal!
Já foi definido por mim que o próximo episódio da cozinha rústica será um prato com bacalhau. E para isso fiz uma pesquisa sobre vinhos que envolve não só a minha receita e sim todas as que levam bacalhau.
Segue ela abaixo:
As longas viagens pelo Oceano Atlântico duravam mais de três meses e após diversas tentativas feitas com os peixes da costa local os portugueses encontraram o bacalhau perto do Oceano Ártico, sendo este adaptado à necessidade da época que foi descoberto, era conhecido como produto de fácil conservação, devido ao seu sal.
O Bacalhau pode harmonizar desde um vinho branco verde, passando por rosados frutados e jovens e tintos com uma potência razoável. Para acompanhar um tradicional prato português, à mesa o tradicional vinho português ? Douro, Entre- Douro, Dão, Alentejo e Minho.
Mas quando servir um vinho tinto mais encorpado ou um vinho verde levemente refrescante?
Esta pergunta deve ser feita diretamente ao bacalhau, ou melhor, ao ?chefe de cozinha? que esta preparando o prato. O mais importante na hora de harmonizarmos um prato com o vinho, é sabermos a forma como este prato é elaborado, qual o seu método de cocção e quais os ingredientes determinantes para a estrutura do prato.
Se prepararmos um Bacalhau às Natas (azeite, cebola, creme de leite, batata palito), por exemplo, os ingredientes primordiais, azeite e creme de leite, dão o toque leve ao prato, pedindo um vinho da mesma forma, refrescante e leve como um Vinho Verde, ou podemos variar com um vinho rosado do novo mundo. Agora se for uma bacalhoada com bastante cebola, tomate, azeitona e bastante azeite, podemos harmonizar com vinhos tintos mais encorpados do Alentejo, Dão, Douro.
O importante é que a estrutura, untuosidade do prato combine com o corpo do vinho e que este vinho agrade ao seu paladar.
Retirado do blog do Rei do Whiskys.
Nenhum comentário:
Postar um comentário